5° FIPA – Fórum Internacional do Patrimônio Arquitetônico Brasil /Portugal

Em nome do comitê científico do 5o FIPA, gostaríamos de convidar equipes de profissionais a apresentarem trabalhos relatando experiências em obras de restauro ou intervenções em sítios ou edifícios patrimoniais.

O prazo para a submissão de resumos foi ampliado até o dia 6 de abril de 2018.

Veja aqui mais informações…

TODOS OS MUNDOS | RE-USO PATRIMÔNIO – UIA 2020 RJ.
O 5° FIPA – Fórum Internacional do Patrimônio Arquitetônico Brasil /Portugal será realizado na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 23 a 25 de maio de 2018 no MHN –Museu Histórico Nacional e no Paço Imperial com apoio do IPHAN, IAB, IAB-RJ e CAU-RJ.
O 5º FIPA contribuirá com a preparação do 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA-2020 ,o mais importante evento de arquitetura mundial, que esta programado no Rio de Janeiro, promovido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).
Este é um evento que nasceu de um convênio entre instituições brasileiras e portuguesas, (IAB-Núcleo Campinas, UA-Universidade de Aveiro e Pontifícia Universidade Católica de Campinas ) de forma a intercalar um ano no Brasil e outro em Portugal, agregando profissionais nos campos científicos, técnicos e de gestão do patrimônio.
Tem como objetivo principal promover debates interdisciplinares e interinstitucionais, para que o conhecimento cientifico decorrente da investigação ,a pratica de intervenção no “sítio” e a gestão e promoção do Patrimônio Arquitetônico consigam um espaço de dialogo e de troca de informação relevante.
Neste sentido, é um evento de grande singularidade e interesse para a construção de sociedades cada vez mais conhecedoras e preocupadas com o legado que deixam para as gerações futuras.
A participação no 5º FIPA- Fórum Internacional sobre Patrimônio Arquitetônico Brasil / Portugal poderá ser realizada com a apresentação de Trabalhos Completos ou Pôsteres, para serem apresentados nas Sessões Temáticas do evento.
A submissão de Pôsteres deverá ser feita até 30 de março de 2018, no endereço: 5fipa2018@gmail.com, através do envio de um Resumo Expandido de 2 páginas (Arial 12, espaço 1,5) com informação sobre autores (ou equipes), instituição a que estão vinculados, um e-mail principal de contato. Após seleção pelo Comitê Científico, os autores deverão enviar a versão definitiva dos pôsteres até 31 de abril de 2018. Os Pôsteres impressos serão expostos no saguão do Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, durante o evento.