Documentário “São Sebastião do Rio de Janeiro – A formação de uma cidade” é lançado em DVD

A Bang Filmes lança, neste sábado, 10 de dezembro, às 15h, o DVD do filme “São Sebastião do Rio de Janeiro – a formação de uma cidade”, de Juliana de Carvalho. A produção conta a história da cidade desde sua fundação até os dias de hoje. A versão em DVD tem som digital 5.1 e 2.0, além de legendas em inglês, trailer oficial e 9 cenas extras. O lançamento vai acontecer na livraria MAM – Barléu, no MAM, com entrada franca.

O documentário de 90 minutos conta a história dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, pela ótica da evolução de seu urbanismo, através de ricos depoimentos de especialistas e de imagens, narração, iconografia inédita e computação 3D.

A história da formação urbana da Cidade Maravilhosa é tratada como uma personagem, perseguindo os vestígios arqueológicos de seus primeiros habitantes, das lutas travadas na conquista desse espaço, dos grandes acontecimentos históricos que aqui se forjaram, das reformas e intervenções urbanas que moldaram o desenho de cidade e a alma do povo que nela vive.

“Nossa opção foi fazer um filme que narra a história do Rio através do ponto de vista geográfico, todos os depoimentos colocam o Rio como protagonista. É uma viagem no tempo. Em uma hora e meia o público passeia pelos 450 anos e vê, através das ima-gens e dos depoimentos, como esta cidade se expande e evolui. Como na história do Rio há episódios riquíssimos, é muito fácil se desviar do foco. Então, optamos pelo viés urbano”, explica a cineasta mineira Juliana de Carvalho.

O documentário foi patrocinado pela Lojas Americanas, Americanas.com, BTG Pactual, Statoil, Estácio, Telespazio, RioFilme e Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

Durante o filme, imagens antigas e outras feitas nos dias atuais com utilização de drones, barco, helicóptero e câmera-car, explicam como o povoado carioca surgiu até se tornar a “cidade partida” dos dias de hoje. Para ilustrar o passado há também fotos e trechos de filmes, obtidos em arquivos de cerca de 30 instituições do Brasil, França e Inglaterra, além de uma maquete 3D que ilustra a evolução da ocupação do Rio.

Personalidades e especialistas em diferentes áreas como Ruy Castro, Sergio Cabral, pai, Milton Teixeira, Tânia Andrade, Alba Zaluar, Sergio Besserman, Carlos Fernando de Andrade, Augusto Ivan, entre outros, ajudam a contar, a partir de seus pontos de vistas, histórias sobre a cultura, o meio ambiente, a arquitetura e o urbanismo da cidade.

“O Rio de Janeiro não tem o bairro japonês, o bairro lituano, o bairro nordestino, porque no Rio todos os bairros são dos cariocas”, reflete Ruy Castro, em uma de suas intervenções no filme. Já o arquiteto Carlos Fernando de Andrade, consultor do filme,  aborda o Aterro do Flamengo em uma de suas falas: “O Rio de Janeiro é uma cidade que se move muito, inclusive na sua geografia. Nesse contexto quando efetivamente termina o aterro, chamado Aterro do Flamengo, Affonso Eduardo Reidy já é o grande nome do urbanismo carioca na prefeitura do Rio de Janeiro, ainda prefeitura do Distrito Federal. A grande contribuição do Reidy aqui é como urbanista e como arquiteto. O Museu de Arte Moderna é uma das obras mais expressivas da arquitetura brasileira nesse momento. Temos o chamado edifício Ponte onde existe um vão livre formidável que interliga o parque e a baía,” recorda Andrade.

Outro destaque do filme fica por conta da bela trilha sonora, que funciona muito bem dividindo cada bloco e cada uma das temáticas do documentário.  Entre as músicas, estão “Estácio, Holly Estácio”, de Luiz Melodia, “Favela”, interpretada por Francisco Alves, e “Sebastian”, dueto de Gilberto Gil e Milton Nascimento, que encerra o filme.

 

Serviço
Lançamento do DVD “São Sebastião do Rio de Janeiro – a formação de uma cidade”
Quando: 10 de dezembro, sábado
Horário: a partir das 15h
Local: Livraria MAM – Barléu
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo
Preço promocional de lançamento no local: R$ 45,00
Entrada franca.