Dois eventos celebram o Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído

Atividades acontecerão na Creche Fiocruz e na CST

A Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas, por meio do Projeto Ruído, realizará duas ações no campus de Manguinhos para celebrar a passagem do Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído (INAD), que se comemora esse ano em 25 de abril.

A primeira atividade acontecerá no dia 25/4, na Creche Fiocruz. Uma série de ações lúdicas estão sendo preparadas com objetivo de explicar e conscientizar as crianças sobre os efeitos nocivos da exposição ao ruído. Ainda no dia 25/4 será lançada a campanha “O legal do som: para a diverSÃO não virar perturbaSOM”. Como já é tradicional nos eventos comemorativos do INAD, um minuto de silêncio será realizado mundialmente entre às 14h25min e 14h26min.

A segunda atividade está agendada para o dia 26/4, no auditório da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST), e reunirá especialistas em acústica para debaterem sobre a temática proposta para o INAD 2018. Confira abaixo a programação do dia 26/4:

Sobre o Projeto Ruído
O programa ‘Estratégias Para a Gestão do Ruído e Substâncias Ototóxicas na Fiocruz’, mais conhecido como Projeto Ruído, compõe o rol de iniciativas do Programa Fiocruz Saudável. O Projeto Ruído é resultado de uma parceria entre a Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe), o Centro de Estudos em Saúde e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), o Inmetro e a Coppe/UFRJ. Seu principal objetivo é identificar a exposição ao ruído e/ou substâncias ototóxicas e relacionar os seus efeitos às características ambientais, ao processo de produção das edificações e processos de trabalho da Fiocruz.