ENTIDADES CONDENAM A EXTINÇÃO DA CEHAB-RJ

Nessa quarta feira dia 31 de janeiro de 2018 foi realizada na sede da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (SEAERJ) reunião de repúdio à extinção da Companhia Estadual de Habitação do Rio de Janeiro (CEHAB-RJ). Estavam presentes, e foram convidados para compor a mesa de debates; o presidente da SEAERJ Haroldo Mattos, o presidente do Clube de Engenharia Pedro Celestino, o presidente do CAU-RJ Jeferson Salazar, o Diretor Presidente da CEHAB-RJ João Alberto Thadeu Cruz Galvani, o presidente do CREA-RJ Luiz Antonio Cosenza, a conselheira da OAB-RJ Clarissa Costa Carvalho, e o presidente do IAB-RJ Pedro da Luz Moreira.

Todas as instituições presentes repudiaram a extinção da CEHAB-RJ, e reforçaram a necessidade da presença de uma efetiva política habitacional para as cidades do Estado do Rio de Janeiro. O presidente da SEAERJ, Haroldo Mattos, assinalou que a CEHAB-RJ é a primeira das Companhia de Habitação do país, acumulando 55 anos de experiência. O presidente do CAU-RJ, Jeferson Salazar assinalou a convergência das entidades de arquitetura e de engenharia do Estado do Rio de Janeiro na defesa do interesse público na construção de nossas cidades e infraestruturas. O presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira, chamou a atenção do auditório para a situação da gestão do espaço no âmbito do nosso Estado, assinalando, que os políticos brasileiros de uma maneira geral não dão a devida importância a ocupação humana do território.

As entidades acertaram a redação de uma nota comum de repúdio à extinção da CEHAB-RJ, que deverá ser encaminhada ao conjunto da população, e ao governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.