Juan Herreros e Marilene Ramos debatem arquitetura e ambiente no próximo dia 7

As relações entre a arquitetura e áreas de impacto ambiental estarão em pauta no Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio de Janeiro (IAB-RJ) na próxima quarta-feira, 7 de março. A partir das 18h30, acontece a mesa redoda “Arquitetura e Ambiente”, que vai reunir o arquiteto espanhol Juan Herreros e a engenheira civil Marilene Ramos, presidente do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (Inea).

O encontro terá como principal eixo de discussão a interface dos projetos de arquitetura com as áreas “sujas” nas cidades – casos de antigos lixões e áreas destinadas ao tratamento de esgotos. O encontro é aberto ao público, mas é necessário fazer inscrição prévia por telefone (21 2557-4192) ou e-mail (iabrj@iabrj.org.br) para garantir vaga.

A discussão promete reunir diferentes pontos de vista e de atuação. Marilene Ramos é doutora em Engenharia do Meio Ambiente pela UFRJ, e em 2008 assumiu o cargo de Secretária do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro. Teve participação direta no lançamento do Pacto pelo Saneamento e na instalação do Inea, que preside desde o início de 2011. Atua desde 2001 como professora da Escola Brasileira de Administração Pública e Empresas da Fundação Getúlio Vargas (Ebape/FGV).

Juan Herreros é professor catedrático e diretor da Escola de Arquitetura de Madrid, e dá aulas também na Universidade de Columbia (em Nova York). Já atuou também em instituições como a Universidade de Lausanne (Suíça) e a Architectural Association (Londres). Em 1984 fundou, ao lado de Iñaki Ábalos, o escritório Abalos&Herreros. Juntos, escreveram livros como “Le Corbusier: Rascacielos”, “Áreas de Impunidad”, “Reciclando Madrid”, “Tower and Office” y “Grand Tour”. Entre os prêmios que recebeu, destaca-se o “International Fellowship Award”, do Royal Institute of British Architects. Desde 2006, dirige o escritório Herreros Arquitectos, sediado em Madrid (www.herrerosarquitectos.com).

Em sua participação na mesa redonda, Herreros falará sobre a exploração de uma nova forma de orientar o encontro entre a arquitetura e as questões ambientais a partir de sua experiência. O profesor espanhol falará sobre alguns projetos construídos, os tratamentos de residuos, a consciência ambiental e a busca de oportunidades para os setores mais afetados por estes problemas na sociedade.

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio de Janeiro (IAB-RJ) fica à Rua do Pinheiro, 10, Flamengo. Para mais informações, estão disponíveis o telefone (21) 2557-4480 e o e-mail secretaria@iabrj.org.br.