Felgueiras sediará 4º Fórum Internacional do Patrimônio

O 4ª Fórum Internacional do Patrimônio Arquitetônico Portugal/Brasil acontecerá em Felgueiras, Portugal, nos dias 25 e 26 de maio. Evento é uma promoção da Universidade de Aveiro (DECivil), da Rota do Romântico e do IAB, através do Núcleo Campinas do Departamento São Paulo, além da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).

Focado no debate e na divulgação de trabalhos sobre manutenção e reabilitação do patrimônio edificado, o fórum apresentará experiências luso-brasileiras, cujos processos visam a criação de valor. O objetivo principal do evento é a partilha de conhecimentos a nível técnicos, científico e cultural que permitirá consolidar ações conjuntas e debates em torno das políticas culturais relativas à gestão do patrimônio, com especial enfoque na ligação entre Portugal e Brasil e seu legado comum.

Segundo os organizadores, o fórum é uma oportunidade de discussão bilateral dirigido aos técnicos, comunidade científica, empresas, agentes culturais, câmaras municipais, instituições ligadas à preservação e manutenção do Património e a todos os interessados pelo tema. “O primeiro dia será dedicado a intervenção das entidades responsáveis e promotoras das ações de dinamização, financiamento e regularização das intervenções no património. O segundo, a apresentação de casos, como exercícios de boas práticas e reflexões de natureza técnica”, explicaram.

A primeira edição do evento ocorreu em 2014, em Campinas, com organização principal do Núcleo Campinas do IAB-SP. No ano seguinte, o fórum desembarcou na Universidade de Aveiro, com organização conjunta do IAB-Campinas e a APRUPP. Campinas voltou a sediar o encontro em 2016. Este ano, o fórum ocorrerá no Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro (foto destaque), em Felgueiras.

Para mais informações, acesse: http://www.ua.pt/patrimonioportugalbrasil/Default.aspx