IAB apoia declaração do AIA sobre Acordo de Paris

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) declarou na quinta-feira, 8 de junho, apoio à manifestação do Instituto Americano de Arquitetos (AIA, sigla em inglês) em defesa do Acordo de Paris sobre o Meio Ambiente. A União Internacional dos Arquitetos (UIA) e a Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA) são também solidárias ao AIA.

Em carta enviada ao presidente do AIA, o IAB reafirmou o compromisso em participar, com outras instituições representativas de arquitetos brasileiros e estrangeiros, dos esforços solidários pela transformação gradativa do planeta em um ambiente efetivamente sustentável em prol da humanidade e gerações futuras.

“Tal intenção ficou implícita no documento ‘Imperativo 2050’, aprovado durante o 25º Congresso Mundial da UIA, realizado em Durban, na África do Sul, em agosto de 2014, em apoio à ‘Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC)”, destaca trecho do documento.

Após anúncio do presidente Donald Trump da saída dos Estados Unidos do Acordo do Clima de Paris, no dia 1º de junho, o AIA anunciou que os arquitetos americanos estão engajados na redução de gases de efeitos estufa das construções. “Não aceitamos um futuro em que o aumento do nível do mar destrua mais comunidades; onde desastres naturais se tornem cada vez mais a norma; onde gerações futuras enfrentem maior risco de seca; e onde a doença e a pobreza sejam agravadas pelos impactos extremos das mudanças climáticas”, afirmou o presidente do AIA, Thomas Vonier.

Clique aqui para ler a declaração do AIA em apoio ao Acordo de Paris

O presidente da UIA, Esa Mohamed, ratificou também compromisso contínuo com a concepção de um mundo mais sustentável: “O Acordo de Paris mostra o caminho para um futuro mais sustentável. Estamos fazendo a nossa parte e continuaremos. Essa é a base do Império de 2050, que compromete os arquitetos do mundo a implementar estratégias de design eficientes em carbono e sistemas renováveis.”

Clique aqui para ler a declaração da UIA em apoio a manifestação do AIA

Leia, na íntegra, a carta do IAB enviada ao AIA abaixo: