IAB-RJ e Câmara Metropolitana debatem a metrópole do Rio de Janeiro


O diretor executivo da Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro, Vicente Loureiro, apresentará a atual situação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana do Rio (PDUI-RMRJ) na Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, sede do IAB-RJ, segunda-feira, 24 de abril, a partir das 17h30. Na ocasião, o Departamento, a Câmara Metropolitana e as escolas de Arquitetura e Urbanismo do estado assinarão protocolo de cooperação mútua para o desenvolvimento de estudos sobre o futuro das 21 cidades que compõem a Região Metropolitana do Rio. Evento é aberto ao público.

Com a assinatura do acordo, a Câmara Metropolitana entregará às escolas de Arquitetura e ao IAB-RJ o diagnóstico do PDUI-RMRJ, elaborado pelo consórcio Quanta-Lerner. Serão entregues ainda imagens aéreas atualizadas. Um representante do consórcio Quanta-Lerner participará da apresentação para tirar dúvidas e fazer esclarecimentos sobre o diagnóstico elaborado.

O presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira, explica que a iniciativa visa a discutir, criticamente, os condicionantes naturais, históricos e humanos do território capazes de construir uma identidade metropolitana do Rio. “Trata-se de um protocolo inédito, que busca formular uma maior integração simbólica da população e construir uma identidade comum da imensa população de 12 milhões de habitantes”, afirmou.

A proposta é que, ao longo do primeiro semestre de 2017, as escolas de Arquitetura e Urbanismo promovam matérias eletivas sobre a Metrópole do Rio. Os estudos gerados serão apresentados em mostra no I Encontro Internacional Preparatório para o UIA2020RIO, que será realizado no Rio de Janeiro em agosto deste ano.