IAB-RJ entrega Prêmio Personalidade do Ano a Abel Gomes

A tradicional Festa Anual do Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) homenageará o cenógrafo Abel Gomes com o prêmio Personalidade do Ano. Diretor-geral artístico da cerimônia de abertura da Rio 2016, Abel encantou o mundo. As homenagens especiais serão entregues aos “Arquitetos Olímpicos”, profissionais que superaram limites para tornar a Olimpíada do Rio um sucesso. O evento, gratuito e aberto ao público, acontecerá nesta sexta-feira, 9 de dezembro, a partir das 19h, na Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, sede do IAB-RJ, no Flamengo.

Abel construiu uma cidade em pleno Maracanã. Criou ainda uma pista de decolagem para o voo do 14 Bis de Santos Dumont. Outra de suas façanhas foi a  passarela para a supermodelo Gisele Bündchen desfilar ao som de “Garota de Ipanema” e sobre os traços de Niemeyer. A cena arrancou suspiros de bilhões de pessoas que acompanharam a festa pela televisão.

A vice-presidente de Relações Socioculturais do IAB-RJ, Cêça Guimaraens, explicou que a homenagem ao cenógrafo Abel Gomes se estende a todos os profissionais que contribuíram na montagem do espetáculo de abertura e de encerramento dos Jogos Olímpicos. “Esses profissionais conseguiram apresentar a riqueza, a diversidade e a alegria do povo brasileiro ao mundo”, afirmou.

Os arquitetos e urbanistas que contribuíram para o desenvolvimento de projetos e para o acompanhamento de obras olímpicas também serão homenageados. Graças a eles, foi possível construir um Parque Olímpico moderno, com mais de um milhão de metros quadrados, cujos equipamentos serão transformados em complexos esportivos e educacionais destinados aos estudantes da rede municipal e atletas de alto rendimento. Além do parque, os Arquitetos Olímpicos construíram o Complexo Esportivo de Deodoro, que abrigou cinco instalações esportivas e será transformado na segunda maior área de lazer da cidade.

“A demolição do Elevado da Perimetral e a recuperação da Região Portuária, com a Praça Mauá, Orla Luiz Paulo Conde, Boulevard Olímpico e a implantação do veículo leve sobre trilhos (VLT) são os  maiores legados da Olimpíada no Centro do Rio. Essas intervenções urbanísticas demonstram que  ações de planejamento e projeto precisam estar presentes no nosso dia a dia”, destacou o presidente do IAB, Pedro da Luz Moreira.

A noite será reservada também para festejar os vencedores da 54ª Premiação Anual do IAB-RJ e do 33º Prêmio Arquiteto do Amanhã. Considerados os prêmios mais importantes da arquitetura pelos Arquitetos e Urbanistas, o Arquiteto do Amanhã traz uma novidade este ano, os vencedores concorrerão ao Prêmio Grandjean de Montigny, promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ), que levará um arquiteto recém-formado ou estudante de arquitetura para conhecer Paris, com dez diárias pagas pelo CAU/RJ. O IAB anunciará também o lançamento do concurso do stand do Brasil no 26º Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos, que será realizado no próximo ano em Seul, Coreia do Sul.

 

Serviço
Festa Anual do IAB-RJ
Quando: sexta-feira, 9 de dezembro
Horário: a partir das 19h
Local: Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer
Endereço: Beco do Pinheiro, 10, Flamengo. Rio de Janeiro
Informações: (21) 2557-4480 ou 2557-4192