Nossa Sede

Sede Iab-RJ

O IAB ocupa um belíssimo imóvel tombado. O prédio, construído em 1904, foi projetado pelo arquiteto Francisco de Azevedo Monteiro Caminhoá. Trata-se de um galpão no qual funcionou a antiga “Sala das Machinas” da Companhia Ferro Carris Jardim Botânico (CFCJB). Seu nome deriva do fato de ter abrigado as máquinas que geravam energia elétrica para operação dos bondes.

É um prédio em pavimento único, com fachadas compostas por ornatos e esquadrias em madeira rigorosamente moduladas e ritmadas, conferindo ao edifício um caráter solene de influência européia, peculiar às construções da época.

Em 1987, encontrava-se em péssimo estado de conservação, tendo sido inteiramente reformado para abrigar a sede IAB. Em 1992, novas obras foram realizadas para a construção do auditório e do mezanino, complementando as instalações do Instituto que conta ainda, com um grande salão de exposições, um bar/restaurante e uma biblioteca. Mais recentemente, em 2001, a Administração foi rearranjada com divisórias e bancadas doadas pela empresa  Moveis Tepperman.

Auditório

O auditório IAB RJ possui 120 assentos fixos, podendo receber confortavelmente até 50 cadeiras adicionais(de responsabilidade da CONTRATANTE) para os eventos de maior porte. Possui ainda um grande palco com mesa, equipamento de som e climatização. Além de abrigar palestras e seminários, o auditório também tem uso destinado para exibição de cinema e vídeo, shows de música e apresentações teatrais de palco reduzido.

Salão de Exposição

O salão de exposições possui uma área útil de pouco mais de 300m2, com altíssimo pé-direito, podendo ser livremente ocupado, de acordo com cada tipo de evento.

Aluguel de Espaço

O IAB aluga sua bela sede para os mais variados eventos. Os diversos espaços podem ser alugados de forma conjunta ou separadamente e os preços variam de acordo com o dia da semana e horário.

Para mais informações, entre em contato com a secretaria (tel.: 21 2557-4480) ou pelo e-mail secretaria@iabrj.org.br.