Posse de diretoria nacional inicia nova etapa no IAB

Sérgio Magalhães: "IAB reafirma suas bandeiras em defesa de habitações populares e concursos"

Eleito para presidir o Instituto de Arquitetos do Brasil no biênio 2012-2014, o arquiteto Sérgio Magalhães tomou posse em cerimônia realizada no  dia 20 de julho, na sede do IAB-RJ. Líder de uma chapa que conta com outros representantes do Rio de Janeiro e de vários estados do país, Sérgio apontou alguns dos objetivos do grupo e fez breve análise dos principais problemas urbanos de nosso país.

“O IAB inicia uma nova etapa em sua história, e reafirma duas de suas principais bandeiras: os concursos de projetos e a defesa da habitação popular”, disse o novo presidente. “A arquitetura compreende a habitação e também o conjunto construído, ou seja, a cidade”.

O novo presidente destacou os desafios da classe no que diz respeito ao crescimento e importância dos meios urbanos para a sociedade brasileira. Em 1921, quando o IAB foi criado, eram 4 milhões de pessoas vivendo nas cidades, um total de 15% da população do Brasil. Hoje são 170 milhões, ou seja, 85% dos brasileiros vivem nas cidades.

“Nosso povo transformou um país agrário na sexta economia do mundo em poucas décadas. Porém, nessas décadas em que a urbanização foi explosiva, no caso da habitação, tratou-se de desestimular a produção de moradia, a fim de que os capitais nela aplicáveis pudessem se destinar ao incipiente setor industrial. O desenho das cidades é um dos grandes desafios neste início de século”, concluiu.

Gilson Paranhos entregou o cargo de presidente do IAB a Sérgio Magalhães

Na gestão anterior – liderada por Gilson Paranhos –  os arquitetos viram a concretização de um antigo objetivo: a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). O novo presidente destacou o trabalho todos os colegas que o antecederam  “em defesa da arquitetura e da cultura”.

Paranhos lembrou que, nos últimos anos, o IAB “organizou um debate em busca de um país rico, ou seja, um país sem pobreza. E isso é impossível sem assessoria técnica pública e gratuita”. O ex-presidente reforçou a importância da organização da classe. “Conseguimos uma conquista histórica, a criação do CAU. Todos querem, precisam e vão trabalhar para acertar”.

Clique aqui e confira galeria de fotos da cerimônia de posse da nova direção nacional do IAB.