Prefeitura substituirá grades da Orla Conde por guarda corpos definitivos

* Com informações da EBC

A prefeitura do Rio de Janeiro vai substituir as grades colocadas pela Marinha em frente à Orla Conde na Zona Portuária por guarda corpos definitivos. As grades foram colocadas pelos militares na orla, em dezembro sob a justificativa de garantir a segurança dos pedestres.

Para o presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira, a instalação de guarda corpos definitivos em frente à Orla Conde não é fundamental e vai aumentar a segurança do local. “No Rio, encontramos outras situações semelhantes e que não possui guarda corpos. Um exemplo é a Lagoa Rodrigo de Freitas˜, avaliou.

A barreira colocada em frente ao Primeiro Distrito Naval impedia o acesso ao gramado e à área pública construída pela prefeitura com bancos e bicicletário.

A Orla da Guanabara Prefeito Luiz Paulo Conde, na região portuária é um passeio de 3,5 quilômetros, construído como parte do projeto de revitalização da região portuária e que beira a baía em alguns trechos. O local abrigou o Boulevard Olímpico, que ofereceu shows musicais e diversas atrações culturais durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em agosto e setembro do ano passado. O espaço chegou a receber mais de 1 milhão de visitantes.

De acordo com a prefeitura, os novos guarda-corpos serão projetados pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da região do porto do Rio, respeitando o novo urbanismo do local. Ainda não há prazo para a troca e o custo das novas estruturas também não foi estimado.