Presidente do IAB-RJ debate os desafios urbanos do Rio

O presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz Moreira, debateu os desafios urbanos da Metrópole do Rio de Janeiro na rádio Roquette Pinto, na manhã desta quarta-feira, 26 de outubro, com o coordenador geral da Casa Fluminense, Henrique Silveira, e o coordenador do Fórum de Transparência e Controle Social e membro do Observatório Social de Niterói, Antônio Oscar. O arquiteto defendeu o compromisso dos gestores públicos com o projeto e a despoluição da Baía de Guanabara.

Para o presidente do IAB-RJ, os candidatos a prefeito precisam explicitar a visão de cidade que têm para o futuro. “Grande parte dos políticos recalcam a questão espacial e territorial da cidade, elementos fundamentais para uma melhor distribuição de renda”, afirmou.

O planejamento metropolitano foi outro ponto destacado pelo arquiteto: “O Rio não pode ser pensado isoladamente. A cidade está inserida num contexto em que interage diariamente com 21 municípios. Ter a dimensão desse imenso território é difícil, mas existem elementos que nos ajudam a fazer essa abstração. Um deles é a Baía de Guanabara. Imagina o significa despoluir a baía? Os ganhos que trará para as populações de São Gonçalo e Duque de Caxias, por exemplo.”

Clique aqui para ouvir a íntegra do debate.