Programa de educação continuada IAB-RJ Compartilha lança nova Temporada de Cursos segunda, dia 16.07

Nova grade de cursos inclui 2 novas áreas: Memória & Patrimônio e Cidade & Sociedade, buscando perspectivas mais plurais sobre a urbe contemporânea

Na próxima segunda-feira, dia 16/07, durante toda a tarde (das 14:30h às 18h), os professores do programa de educação continuada do IAB/RJ, o “IAB Compartilha”, se revezarão ao microfone numa oportunidade de imersão no ambiente de ensino da Instituição, em seu salão centenário. O evento de lançamento da temporada de cursos é gratuito e aberto a todos os interessados.

Em uma sequência contínua de mini-palestras, os professores vão falar sobre os objetivos e metodologias dos cursos, em um formato aberto e dinâmico que pretende promover interação e troca de experiências em meio a uma confraternização que contará com uma espécie de soft opening da padaria artesanal Artigrano, que durante o evento estará vendendo no salão delícias comestíveis e bebidas (alcólicas e não-alcólicas) enquanto prepara sua nova filial a ser inaugurada dentro da própria sede do IAB-RJ.

A grade de cursos para o segundo semestre de 2018, com uma programação novinha saindo do forno, seguirá contando com os cursos focados em sustentabilidade, gestão e inovação, como já vinha acontecendo nos últimos 2 anos, mas receberá também novos profissionais, mais ligados ao urbanismo, como Rafael Saraiva, e às ciências sociais, como Olívia von der Weid, com a intenção de compartilhar perspectivas diversas sobre a urbe contemporânea. Além disso, a nova grade pretende explorar olhares menos ortodoxos sobre técnicas tradicionais, como o mergulho na arquitetura indígena proposto pela nova coordenação do programa, que pretende promover um intercâmbio com as culturas Yawanawá e Pataxó, a partir das experiências dos Professores Ayara Mendo Pérez e Igor de Vetyemy, para explorar possibilidades de inovação utilizando técnicas desses povos que podem surgir quando em contato com as demandas da cidade contemporânea brasileira.

Segundo o novo coordenador do IAB Compartilha, Igor de Vetyemy, esse ajuste no foco do programa pretende torna-lo mais acessível a um novo público: “É essencial que o ensino e a comunidade acadêmica acompanhem essa mudança de paradigma da nossa sociedade, que hoje é cada dia mais plural e tem demandas cada vez mais dinâmicas. O programa de educação continuada do IAB-RJ pretende lançar novos olhares, que possam fazer esse novo público se sentir mais representado. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo hoje define mais de 200 funções que podem ser exercidas por um profissional da Arquitetura e Urbanismo e o currículo cada vez mais exíguo das escolas não pode dar conta de investigar a fundo cada área de atuação possível para esse profissional em formação. É nesse espaço que entra o nosso programa de educação continuada: pra dar suporte e atenção a assuntos que, embora essenciais para o bom exercício profissional, não cabem nos currículos atuais das Universidades.”

O programa seguirá recebendo propostas educativas de associados cujos temas de pesquisa tenham afinidade com as áreas que compõem o grande guarda-chuva de cursos. O objetivo é lançar a cada semestre cursos ligados a temas que estejam na ordem do dia, solidificando a Instituição como espaço de pensamento crítico e reflexivo.
A tarde de lançamento será aberta pelo Presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz, às 14h30, seguida de uma breve fala de boas vindas da nova coordenação do programa. Depois será a vez dos professores oferecerem uma pílula do que pretendem abordar em seus cursos, em apresentações dinâmicas, de 15 minutos, que se sucederão continuamente ao longo da tarde. A partir das 17h teremos espaço para para um bate-papo livre entre os professores e interessados em cada curso.

Não perca essa oportunidade de conhecer de perto a nova cara do programa de Educação Continuada do IAB-RJ, que está de portas abertas para compartilhar conhecimentos e perspectivas diversificadas de um corpo docente qualificado e plural, com aqueles que fazem e farão as nossas cidades de amanhã.
#IABCompartilha
#VemproIAB

 

Link para o evento no facebook: https://www.facebook.com/events/221518672013832/