Reunião do Conselho de Instituições de Arquitetura e Urbanismo (CIAU) debate UIA2020RIO no IAB-RJ

No dia 14 de junho de 2018 realizou-se na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento do Rio de Janeiro a reunião do Conselho de Instituições de Arquitetura e Urbanismo debatendo o Congresso Internacional da UIA2020RIO, com a presença da ABEA, ABAP, FNA, ASBEA, CIALP, CAU-BR e CAU-RJ. Na reunião também estavam presentes três ex presidentes do IAB-RJ; Fernando Alencar, Carlos Fernando Andrade, e Lilian Varela. A reunião apresentou a proposta levada a cidade de Oaxaca no México para o conselho da UIA, para a candidatura da cidade do Rio de Janeiro à Capital Mundial da Arquitetura.

A reunião foi comandada pelo presidente do Congresso UIA2020RIO, Sérgio Magalhães e pelo presidente nacional do IAB Nivaldo Andrade, e contou com a presença remota, via Skype do presidente do CIALP Rui Leão, diretamente de Macau. As apresentações foram feitas por Anderson Fioretti, que mostrou o estado da arte da organização do Congresso UIA2020Rio. Sucedido pelo presidente do IAB Nivaldo Andrade, que relatou a reunião em Oaxaca no México, que contou com a presença da Secretaria Municipal de Urbanismo, Habitação e Infraestrutura Verena Andreata, e que também apresentou os eixos temáticos do Congresso. Após essas apresentações foram mostrados, pela arquiteta Fabiana Izaga as articulações com as escolas de arquitetura com vistas ao Congresso, e pelo arquiteto João Pedro Beckheuser a apresentação de defesa da Capital Mundial da Arquitetura no Rio de Janeiro.

Após essas apresentações foram ouvidas uma série de sugestões e críticas por parte das entidades e dos ex presidentes, que expressaram de forma geral o apoio ao Congresso UIA2020Rio, como forma de promover o urbanismo e a arquitetura como expressões culturais.